Na verdade, não existem tantas diferenças entre o cultivo de orquídeas e de outras plantas. Todas as plantas precisam basicamente dos mesmos cuidados para crescerem saudáveis. Para que uma planta possa se desenvolver, é necessário que suas necessidades básicas de água, comida, calor, sol e ar sejam atendidas. O que difere entre as orquídeas e as outras plantas são apenas as quantidades necessárias de cada um desses elementos.

O cuidado com as orquídeas começam proporcionando a umidade correta para o tipo de orquídea que você pretende cultivar. De modo geral, as orquídeas precisam entre 40% e 70% de umidade no ar. Se você estiver cultivando orquídeas, precisará fornecer uma umidade atmosférica que favoreça seu desenvolvimento saudável.

Além da água, o ar é outra necessidade das orquídeas. Uma boa ventilação é essencial para o cultivo de orquídeas saudáveis ​​em ambientes fechados. Mesmo as orquídeas de interior precisam de ar fresco dentro de casa, portanto abra uma janela sempre que possível para permitir a entrada de ar fresco. Na natureza, as orquídeas geralmente crescem em árvores porque la elas encontram uma excelente circulação de ar.

Coloque suas orquídeas onde elas receberão o máximo de luz solar possível. As orquídeas precisam de muita luz, cerca de dez horas por dia. Essa luz não deve estar em plena intensidade o tempo todo, portanto, filtre a luz através das cortinas até obter o efeito desejado.

Muitos tipos de orquídeas crescem naturalmente em lugares frios, mas as orquídeas que experimentam temperaturas baixas devem permanecer secas. Temperaturas frias e com muita umidade não são boas condições para o cultivo de orquídeas.

O alimento correto e balanceado é uma etapa extremamente importante do cuidado delicado que você deve ter com suas orquídeas. Alguns produtores ainda discutem sobre o que e quanto devemos dar as orquídeas. Mas, se você é iniciante, e quer fazer todo o possível para ter orquídeas saudáveis, comece usando fertilizantes líquidos orgânicos. “Confira também estas receitas de fertilizantes de orquídeas ‘online’”.

Se você conhecer essas noções básicas sobre cultura e cuidados com as orquídeas, não terá problemas em ter sucesso no cultivo de orquídeas. Contanto que tenham o básico de comida, ar, umidade, proteção e luz, as orquídeas responderão positivamente.